Lançamento em Macau da versão em chinês do livro infantil “A Aventurosa Viagem do Pátria – de Portugal a Macau em avião (1924)”

Após o lançamento da edição em português, que decorreu em Lisboa, na Escola Superior de Educação, a 23 de novembro de 2024, foi lançada em Macau, no passado dia 12 de abril de 2025, a edição em língua chinesa do livro infantil A Aventurosa Viagem do Pátria – de Portugal a Macau em avião (1924), no Instituto Português do Oriente (IPOR). Dirigido especialmente a pais e filhos, o evento teve entrada gratuita e inseriu-se nas comemorações do centenário desta histórica viagem.

À semelhança da edição em português, esta versão em chinês contou igualmente, entre outros, com o apoio da Fundação Jorge Álvares e foi publicada pelas Edições Afrontamento.

Da autoria da professora Filipa Brito Pais, sobrinha-bisneta do aviador António Brito Pais, e com ilustrações de Leonor Almeida, esta obra dá a conhecer às gerações mais novas a extraordinária proeza realizada em 1924 pelos aviadores Brito Pais e Sarmento de Beires, acompanhados pelo mecânico Manuel Gouveia, que conseguiram voar de Portugal até Macau, enfrentando inúmeros desafios.

A publicação, em ambas as línguas, contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, sublinhando o reconhecimento oficial da relevância cultural e histórica deste feito pioneiro da aviação nacional.

 

Anterior Recomposição dos órgãos sociais marca reunião do Conselho de Curadores da FJA

EGovt City Hall

Contactos

Rua Castilho, 39 (Edif. Castil) – 11º Andar – Letra I – 1250-068 Lisboa

Segunda – Sexta: 10h00 – 18h00

City Map View

Subscreva a Newsletter FJA

Receba as notícias, eventos e outras informações relevantes da Fundação.

Fundação Jorge Álvares © 2026. Todos os direitos reservado